Graduação / Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

• Portaria de Autorização: PORTARIA DA REITORIA Nº 010/2019, publicada em 04/01/2019
  • Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
  • Título do egresso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar
  • Diploma Conferido: Tecnólogo em Gestão Hospitalar
  • Forma de Acesso: Exame vestibular, transferência, mudança de curso, portador de diploma de curso superior e Enem.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da UNIFCV possui foco em questões administrativas da área da saúde e de seus serviços. O curso associa o conhecimento sobre políticas públicas para saúde às situações cotidianas de uma instituição, levando em consideração a administração de recursos, tecnologias e pessoas. Esse curso deve ser feito por quem deseja atuar na gestão e na parte administrativa da saúde e de seus serviços, ou seja, para aqueles que querem trabalhar em nível gerencial em instituições da área.

Formar profissionais para atuarem na gestão hospitalar, no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. Com um currículo interdisciplinar que une as teorias com as práticas, o curso fornece o conhecimento o aluno organizar e controlar compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanhar e supervisionar contratos e convênios. Assim, pelos princípios da gestão, qualidade e viabilidade dos serviços, prestar suporte aos setores afins.

O profissional poderá trabalhar nos setores públicos e privados, com equipes multiprofissionais, aplicando conhecimentos administrativos e técnicos, propondo soluções compatíveis com a complexidade hospitalar, sem deixar de otimizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos. As áreas de atuação são: Clínicas, hospitais, laboratórios, serviços de diagnóstico e outras empresas prestadoras de serviço em saúde. Empresas de serviços de apoio e logística hospitalar. Empresas operadoras de serviços de saúde e cooperativas de saúde. Empresas que comercializam insumos médico-hospitalares. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Ocupações CBO associadas

1312-15 – Gestão hospitalar