Graduação / Curso Superior de Licenciatura em Educação Especial

Curso Superior de Licenciatura em Educação Especial

• Portaria de Autorização: PORTARIA DA REITORIA Nº 019/2019, publicada em 04/01/2019
  • Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas
  • Título do egresso: Curso Superior de Licenciatura em Educação Especial
  • Diploma Conferido: Licenciado em Educação Especial
  • Atividades Complementares: 200 h
  • Forma de Acesso: Exame vestibular, transferência, mudança de curso, portador de diploma de curso superior e Enem.

O curso de Educação Especial da UNIFCV é uma Licenciatura de nível superior, que oferece ao aluno a possibilidade de tornar-se um docente ativo na prática do ensino-aprendizagem em turmas regulares da Educação Básica.

Prepara os alunos para as diversas áreas da educação especial/inclusiva, tornando-os aptos para atuar na bidocência com excelência e pró-atividade em sala de aula, prontos para planejar, ministrar, mediar e avaliar o processo de ensino.

O Curso se propõe ao desafio de ressignificar os modelos educacionais atuais, compreendendo o ser humano em sua singularidade, a fim de que todos tenham as mesmas condições de aprendizagem. Prioriza uma abordagem teórica-prática articulada, não apenas com a realidade “escolar”, mas também com o meio social em que está inserido, buscando alternativas de inovação didático-pedagógicas que contribuam para o avanço na construção de conhecimento.

Formar professores para atuar na educação especial pela perspectiva da inclusão escolar em todos os níveis e modalidades da Educação Básica. Enfatizando as singularidades e particularidades das pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O egresso do Curso Superior de Licenciatura em Educação Especial da UNIFCV poderá atuar na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado (nos diferentes níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior), nas escolas de ensino regular, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, projetos educacionais não escolares, em hospitais, empresas, gestão escolar, educação de jovens e adultos, entidades que oferecem atendimento educacional especializado e no apoio aos professores que atendem alunos com deficiência.

Resumo da Matriz Curricular

Carga Horária (disciplinas)            – 3200 h