Graduação / Curso Superior de Bacharelado em Psicopedagogia

Curso Superior de Bacharelado em Psicopedagogia

• Portaria de Autorização: PORTARIA DA REITORIA Nº 021/2019, publicada em 04/01/2019.
  • Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas
  • Título do egresso: Curso Superior de Bacharelado em Psicopedagogia
  • Diploma Conferido: Bacharel em Psicopedagogia
  • Atividades Complementares: 200 h
  • Forma de Acesso: Exame vestibular; transferência, mudança de curso, portador de diploma de curso superior e Enem.

A UNIFCV tem como proposta formar um profissional para atuar preventivamente nas escolas, nos cursos de formação, auxiliando o professor nas condições de aprendizagem dos alunos. De forma curativa atender as crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem. E de forma preventiva, como profissional, nas instituições escolares, colaborar de forma integrada no planejamento escolar, realizando atividades de intervenções psicopedagógicos. Na construção do perfil profissional do psicopedagogo, na ótica da interdisciplinaridade, participar como elemento atuante nas definições das funções profissionais frente ao ato pedagógico de aprender. Participar ainda na escola, nas situações de insucesso escolar, mobilizando condições pedagógicas para intervenção. Considerado hoje, o profissional do futuro, o psicopedagogo tem também como função, melhorar os mecanismos de aprendizagens em crianças e adolescentes.

Formar profissionais Psicopedagogos, com competências técnico-científicas e domínio das práticas Psicopedagoga, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

As Competências, Atitudes e Habilidades, que fazem parte das ações do psicopedagogo, expressam a importância em avaliar o potencial educativo do aluno nas áreas das habilidades e potencialidades relacionadas aos aspectos cognitivos e afetivos, emocionais e corporais. O Campo de atuação é vasto, a Psicopedagogia se encontra presente praticamente em todas as áreas da atividade humana, tendo um destaque maior, devido a sua tradição, a Psicopedagogia na clínica, na escola, nas empresas, no hospital e nas instituições educativas de um modo geral. Em relação a sua terapêutica, a Psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

Resumo da Matriz Curricular

Carga Horária (disciplinas) -        3000 h